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Indicadores de pós-obra para incluir agora na sua rotina

Blog - FastBuilt - Indicadores de pós-obra para incluir agora na sua rotina

Neste post separamos quatro indicadores de pós-obra essenciais para o sucesso da sua construtora. Confira e conta pra gente: quais deles já fazem parte do seu dia a dia?

Por que é importante analisarmos indicadores de pós-obra?

Gerenciar a rotina do seu pós-obra é crucial para suprimir custos extras, melhorar o relacionamento com o cliente e otimizar o uso de insumos e mão-de-obra. Em outras palavras, sua construtora deve utilizar alguns indicadores de pós-obra específicos, essenciais para uma rotina de mensuração e tomada de decisões baseadas em dados.

Quais são os principais indicadores de pós-obra?

Despesas por empreendimento

Para analisar a eficiência de determinados insumos e ainda a qualidade do serviço de uma determinada equipe, é muito importante que as despesas de pós-obra sejam filtradas por empreendimento. Isso porque, quando analisadas de forma global, não é possível para o gestor identificar determinados gargalos, produtos de baixa qualidade ou mesmo incidências comuns em determinado processo. Isso pode resultar em em despesas desnecessárias.

Outro ponto importante deste indicador de pós-obra é que a análise de despesa por empreendimento traz informações super válidas para o planejamento de novas obras. Ou seja: conseguimos comparar dados de determinados empreendimentos para validar processos construtivos, insumos e parceiros de negócios mais eficientes. Com base nisso, é possível criar um processo de melhoria contínua na construtora.

Aging

Aqui é a ordem cronológica dos atendimentos que entra em análise e auxilia, inclusive, a tornar a manutenção do pós-obra mais ágil. Portanto, este é um dos indicadores de pós-obra que proporciona melhorias em curto e médio prazo, porque permite ajustes e organização constantes.

No Aging, a construtora separa os chamados do seu backlog por idade. Ou seja: é possível verificar na lista aquelas ocorrências com o maior número de dias em aberto e, assim, identificar gargalos que precisam ser resolvidos. Esses gargalos também podem interferem diretamente no relacionamento com o cliente.

Dessa forma o gestor pode ver, de forma clara e eficaz, o tipo de chamado aberto por mais tempo, demandar atenção especial por ocorrências “velhas” e até mesmo criar metas de tempo de resposta em seu time de atendimento.

Gargalos por sistemas construtivos

Você com certeza já ouviu falar do ciclo de PDCA: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar) e Act (Ação). Em outras palavras, uma das formas de implantar este ciclo e trabalhar a melhoria contínua é através do indicador que gerencia chamados por sistemas construtivos. Por exemplo: vamos supor que seu sistema de gestão do pós-obra possibilita um filtro dos chamados relacionados à elétrica, revestimento ou hidráulica. Portanto, com essas informações em mãos, é possível identificar gargalos recorrentes em determinadas frentes.

Este dado é bastante relevante para a análise de fornecedores e parceiros da construtora, que pode reavaliar o uso de insumos e a renovação de parcerias em novas obras. Este indicador, portanto, está ligado diretamente à redução de custos no longo e médio prazos.

Gargalos de alocação dos técnicos

Outro fator a ser considerado quando falamos em indicadores de pós-obra é o gargalo relacionado à alocação de técnicos. Por exemplo: com esse filtro o gestor consegue avaliar contratações e remanejo da equipe através do volume de atendimentos específicos.

Muitas vezes um eletricista tem menos demanda do que um construtor ou pintor. Isso significa que pode ser mais viável para a construtora manter um profissional terceirizado em demandas menos recorrentes e investir na contratação de outro técnico, para suprir algum gargalo específico. Portanto, esse é um indicador que auxilia não só na melhoria dos atendimentos, mas na eficiência da formação de equipes e na alocação de recursos para contratações.

Quais destes indicadores fazem parte da sua rotina? E, mais importante: você consegue filtrar estas informações com agilidade e facilidade, de forma intuitiva e prática? Nossa equipe pode ajudar você a transformar a gestão com inovação e dados certeiros. Entre em contato e saiba mais!

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