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Como a gestão do pós-obra interfere na imagem da construtora?

Muito além de um centro de custos, o setor de gestão do pós-obra de uma construtora tem um papel crucial quando falamos em fidelização do consumidor. E mesmo em situações em que o cliente não volte a fazer negócios com a sua empresa, a opinião dele sobre a experiência que teve nesta etapa pode influenciar futuros compradores.

Por isso, mais do que olhar para a racionalização das despesas, é preciso estar atento às boas práticas para agilizar os atendimentos e proporcionar experiências de valor. Se você quer entender como a gestão do pós-obra interfere na imagem do seu negócio, confira aqui as principais tendências de consumo e fique atento à sua rotina!

 

Megatendências do mercado imobiliário – experiências que validam negócios

As novas gerações de consumo trazem consigo altas exigências na hora de fechar um negócio. Mais informados e cientes de seus direitos, estes clientes não só desejam ser encantados em uma jornada de compra exclusiva, como querem que seus problemas sejam resolvidos com qualidade e agilidade.

É aí que entra o pós-obra, etapa fundamental para mostrar o potencial da construtora e a sua preocupação com o consumidor. Antes de qualquer ação, veja, portanto, o que os novos consumidores desejam:

 

Marcas comprometidas vendem mais

Uma recente pesquisa da Deloitte mostrou que 40% dos jovens valorizam conexões com empresas éticas e que trazem um impacto positivo na sociedade (incluindo aqui não só boas práticas de ESG, mas também seu cuidado com o consumidor). Em contrapartida, 37% dos jovens ouvidos deixaram de fazer negócios devido ao mau comportamento de uma empresa.

Isso mostra que a forma como a sua equipe atua na resolução de problemas em uma etapa tão importante para o consumidor, quando ele recebe o tão sonhado imóvel, terá um peso crucial sobre a avaliação do negócio.

E vale lembrar que a ascensão da Internet e das redes sociais propaga rapidamente opiniões sobre empresas e suas práticas junto ao consumidor. Basta um atendimento ruim para manchar a imagem do seu negócio.

 

A convergência digital deve pautar o seu pós-obra

Cada vez mais, o cliente deseja facilidade na resolução de seus problemas. Uma das macrotendências de consumo no mercado imobiliário apontada pela Deloitte é justamente a oferta de serviços com soluções digitais.

No caso da gestão do pós-obra, isso significa proporcionar facilidade na resolução de problemas através de canais de atendimento múltiplos, o chamado omnichannel. Gerenciar através de uma plataforma online e integrada as manutenções e chamados do pós-obra proporciona ao cliente uma experiência de dinamismo e inovação, essencial para alavancar a imagem da sua empresa.

 

Experiência de pós-obra personalizada

Talvez você já tenha ouvido falar que a personalização é o novo luxo. De fato, sentir-se único e receber um atendimento exclusivo tem sido uma necessidade frequente para os consumidores. Uma forma da sua construtora proporcionar isso é, ainda na entrega das chaves, ofertar um manual do proprietário exclusivo, com informações multimídia de cada imóvel registradas ao longo da obra. Assim, o cliente terá em mãos não um documento padrão, mas uma solução informativa focada no seu imóvel.

Já no pós-obra, experiências personalizadas se consolidam, por exemplo, em um histórico completo de manutenções e garantias, chamados via app e dados de fácil acesso. Outra novidade tem sido a continuidade da comunicação com o cliente, através da oferta de novos produtos com base em sua jornada de compra.

Assim, bom atendimento, experiência única e personalização se fundem em um pós-obra que valoriza a história e a imagem da construtora.

Olhando para essas tendências, quais têm sido os maiores desafios da sua construtora no pós-obra? Deixe nos comentários e conte com novos conteúdos para apoiar o seu negócio!

 

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