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Como engajar sua equipe de pós-obra na melhoria da qualidade

Blog - FastBuit - Como engajar sua equipe de pós-obra na melhoria da qualidade

Um dos grandes desafios das construtoras é criar um fluxo de trabalho engajar a equipe de pós-obra, favorecendo a resolução de desafios comuns nesta etapa dos empreendimentos. Isso porque, depois de ter entregue determinado imóvel, ainda é comum que se tenha a ideia de que “daqui pra frente o trabalho é só resolver problemas”.

Mas o pós-obra é muito mais do que isso: é uma fase crítica e estratégica para qualquer construtora, porque é justamente depois de se entregar o imóvel que o relacionamento com o consumidor se intensifica. Manter um atendimento de qualidade e uma equipe engajada é essencial para que a construtora siga sendo reconhecida pelo seu trabalho e bem avaliada pelo mercado.

Portanto, o seu pós-obra merece a devida atenção, e ela começa pelo engajamento da equipe, que tem papel fundamental na entrega e melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Veja aqui neste post algumas dicas para engajar seu time de pós-obra e melhorar a percepção do seu cliente!

 

Ouça o que seu time tem a dizer

Um dos primeiros e mais importantes passos para manter uma equipe engajada é trazê-la para a mesa de discussão de estratégias e formatos de trabalho. Esteja aberto a ouvir o que os colaboradores têm a dizer e leve em consideração as sugestões e feedbacks oferecidos.

É importante destacar que a equipe de pós-obra, especialmente a que vai até a casa do cliente, está em contato direto com ele, ouvindo diariamente o que o mercado fala sobre a construtora. Ter esse colaborador por perto e dar espaço para que ele compartilhe suas experiências vai ajudar a construtora a ter uma visão mais clara de seus erros e acertos.

É também na valorização da equipe através de um ambiente aberto a sugestões e críticas que sua construtora poderá evoluir. Afinal, um negócio é feito de pessoas e são elas que apontam o que precisa ser melhorado e o que não está dando certo na rotina de trabalho.

 

Foque na resolução de problemas

Nem sempre a equipe de pós-obra se mantém engajada pelo fato de acompanhar, a cada nova entrega, problemas comuns se repetirem. Por isso, o segundo passo para manter seu profissional satisfeito e produtivo é, a partir da identificação dos problemas mais comuns nessa etapa dos projetos, trazer melhorias para os próximos empreendimentos.

Não existe nada mais desmotivador para um bom profissional do que ver os mesmos erros sendo repetidos a cada novo projeto. Focar na resolução do problema passa por, ao menos, três importantes etapas da sua rotina: ouvir a equipe, identificar através do histórico de chamados, criar soluções para reduzir problemas comuns.

Estes problemas nem sempre têm a ver com a infraestrutura dos imóveis. Eles podem, sim, ser relacionados a itens como acabamentos, pintura ou tubulações, mas situações como agendas mal administradas ou chamados mal filtrados, que geram incoerência entre a necessidade do cliente e o que o profissional se preparou para realizar no local, são bem mais desmotivadoras.

Identifique problemas comuns no seu pós-obra, incluindo o próprio fluxo de trabalho, e foque na solução.

 

Defina um bom fluxo de trabalho

Por falar em fluxo de trabalho, nada mais desmotivador do que um setor desorganizado. Não saber o que encontrar em um atendimento ou não ter as ferramentas necessárias para resolver as questões comuns do pós-obra devem ser situações abolidas da sua construtora.

Para isso, crie um fluxo claro de trabalho, onde todos os profissionais saibam quais os seus papéis e a quem devem se reportar. Ter alguns pré-requisitos para deslocamento da equipe até o imóvel do cliente é uma boa ideia para manter também o engajamento da equipe. Entre estes pré-requisitos podem estar, por exemplo, a confirmação da agenda com o cliente no dia da assistência técnica, e o registro antecipado de fotos e vídeos para resolver o problema identificado com mais assertividade.

 

Invista em tecnologia

Nunca foi tão necessário ter as tecnologias certas para uma equipe motivada. Já não é mais possível criar bons fluxos de trabalho através de planilhas manuais de pouco ou nenhum controle. Profissionais sobrecarregados por falta de ferramentas de gestão ainda são vistos em muitas construtoras – um erro comum, mas que causa grande dano quando o assunto é engajamento de equipe do pós-obra.

Não hesite em identificar boas soluções para reduzir o trabalho manual e proporcionar o registro facilitado de chamados, para um histórico confiável e completo e serviços mais estratégicos no dia a dia do seu time.

Para saber mais sobre tecnologia e engajamento da equipe no pós-obra, conte com o apoio dos nossos especialistas e veja como é fácil investir com assertividade e manter o time produtivo. 

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