fbpx

Metodologia Lean na construção civil: eliminar, simplificar e otimizar

Blog-FastBuilt-Metodologia-Lean-na-construcao-civil-eliminar-simplificar-e-otimizar

Conceito que remonta à década de 1920, a metodologia Lean não é algo novo para a maioria dos gestores da indústria. Mas não é apenas neste segmento que ela pode ser aplicada. Ela proporciona produtividade e diversos benefícios na rotina de trabalho. Na construção civil, a metodologia Lean também tem se popularizado. E ela pode tornar a sua rotina muito mais eficiente, com controle e transparência.

Para saber mais sobre a aplicação e os benefícios da metodologia Lean na construção civil, confira aqui os insights que separamos para você!

 

O surgimento da metodologia Lean

Baseada no princípio do “modelo T” de Henry Ford, de 1920, a metodologia Lean surgiu após a 2ª Guerra Mundial, na empresa Toyota. A empresa buscava soluções para a falta de recursos. A ideia era otimizar a forma de produzir, de maneira a reduzir desperdícios e tornar a rotina das fábricas mais produtivas.

E apesar de ter surgido na década de 1940, somente nos anos 1990 que a metodologia Lean passou a se popularizar com esse nome. O Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta, ganhou corpo em todo o mundo principalmente com a publicação do livro “A máquina que mudou o mundo”, de James P. Womack, Daniel Roos e Daniel T. Jones.

Das fábricas à construção, hoje a metodologia Lean é uma das ferramentas mais utilizadas para tornar a rotina de produção mais eficiente. Esse pensamento, que prega a utilização de formatos mais organizados para uma produção eficiente, tem se tornado cada vez mais essencial.

 

Os princípios básicos da metodologia Lean

Se você pretende adotar a metodologia Lean na construção – também conhecida como Lean Construction – deve conhecer seus princípios fundamentais. São cinco:

Identificar valor: você precisa saber exatamente o que o seu cliente valoriza na sua entrega. Ao identificar aquilo que é valor na sua construtora, deve voltar seu olhar para os processos a ponto de valorizar e intensificar cada vez mais esse valor. No caso da construção civil pode ser, por exemplo, a qualidade do imóvel, a entrega no prazo e até mesmo o design ou espaço bem aproveitado dos imóveis.

Mapear o fluxo de valor: o próximo passo é identificar o fluxo de trabalho que leva à entrega de valor ao cliente. Neste caso podemos citar, por exemplo, o fluxo de construção, da concepção do projeto até a finalização da obra. Cada detalhe, cada cuidado para garantir a qualidade e a entrega do valor ao cliente fazem parte desse fluxo de valor.

Ao mapear esse fluxo de trabalho, sua construtora poderá identificar gargalos que impedem a entrega do valor ao cliente – desperdício de insumos, falta de organização no cronograma e na distribuição da equipe de construção, situações que ocasionam atrasos no cronograma de entrega.

Criar um fluxo de trabalho contínuo: neste princípio, o objetivo é verificar continuamente seu fluxo de trabalho para eliminar gargalos e desperdícios, além de otimizar o processo construtivo. Melhorar o relacionamento com parceiros e fornecedores, eliminar etapas que só atrasam sua obra, analisar resultados dentro de fluxos pré-concebidos, para que a entrega total seja mais eficiente são ações dentro deste princípio.

Estabelecer um sistema de produção puxada: nesta etapa a ideia é manter o fluxo de produção de forma permanente, com a padronização de processos para uma rotina de trabalho mais eficiente. Com esse “script” de trabalho, sua equipe atuará com mais transparência e clareza sobre as entregas e haverá mais controle sobre cada etapa da construção.

Facilitar a melhoria contínua: por fim, o quinto princípio da metodologia Lean prevê que, após a otimização do seu fluxo de trabalho, haja abertura para a melhoria contínua. Ou seja: ao estabelecer um padrão de trabalho de forma a reduzir desperdícios, é preciso que ele seja mantido e melhorado ao longo de novos projetos. Essa é uma etapa fundamental, que sua construtora não pode abrir mão se quiser garantir maior lucratividade.

Portanto, além de ser uma maneira prática e transparente de controlar e melhorar seus processos para reduzir desperdícios, a metodologia Lean na construção civil tende a proporcionar uma entrega de maior valor agregado ao cliente.

Para saber mais sobre este conceito e suas aplicações na construção, continue acompanhando nossos conteúdos!

Outros Conteúdos