fbpx

Sua empresa tem ações para reduzir custos do pós-obra?

Sua empresa tem ações para reduzir custos do pós-obra Blog FastBuilt

Que o desperdício ainda é um desafio para a construção civil não há dúvidas. E muitas empresas já vêm adotando boas práticas para se reduzir custos no pós-obra, a começar justamente nesta vertente.

Para se ter uma ideia de quanto material acaba onerando cada construção, basta verificar estudos recentes do setor. Um levantamento da Escola Politécnica da USP mostrou que o desperdício de materiais representa 8% do montante financeiro de um empreendimento da construção. Já, quando se inclui na somatória o retrabalho – muito comum no pós-obra – pode-se chegar a incríveis 30%.

 

Reduzir custos do pós-obra: qual a importância?

Mais do que trazer melhorias ao cliente e agilidade nos atendimentos, otimizar o pós-obra é uma ação que está ligada diretamente ao financeiro da construtora. Reduzir custos no pós-obra é, portanto, uma iniciativa que pode significar a continuidade e crescimento de uma empresa.

 

Ações para reduzir custos do pós-obra

Na sua construtora, quais ações já são adotadas neste sentido? Aqui trazemos alguns exemplos de boas práticas em diferentes frentes, que poderão auxiliar a sua empresa. Confira!

 

Mão de obra

Quem gerencia uma construtora ou um empreendimento em si sabe que ter um time qualificado é um desafio constante. Não é diferente depois que o imóvel é entregue e a empresa precisa gerir garantias e manutenções.

Uma das formas de se reduzir custos é qualificar a equipe de atendimento destas demandas. Profissionais com boa expertise atuando desde o recebimento do chamado e sua classificação, até o conserto em si, são fundamentais. Além de agilizar a resolução do problema, uma boa equipe também evita refações, com correções malfeitas que resultam em novas manutenções.

Por isso é importante não só construir uma equipe qualificada, mas também investir em treinamentos constantes para alinhar, desde técnicas de manutenção até o atendimento e organização das demandas em si.

 

Materiais

Toda construtora sabe que precisa, por lei, manter os imóveis que constrói em determinadas situações relacionadas às garantias. Utilizar materiais de qualidade, especialmente no processo construtivo e em áreas que oneram o pós-obra, é muito importante. Fiação elétrica, encanamento de gás, por exemplo, não são resolvidos com pequenos reparos.

Além disso, no próprio pós-obra é possível reduzir custos com o fim do desperdício de material. Isso significa documentar todos os insumos utilizados e remanejar “sobras” (como pisos, por exemplo) para novos reparos ou novas obras.

Para que esse processo seja eficiente, é fundamental que haja documentação de toda a rotina de pós-obra, incluindo o registro in loco. O próprio profissional, ao realizar algum reparo, deve ter autonomia de gravar, via sistema móvel, as informações relacionadas. Assim, o gerenciamento de recursos e insumos será mais eficiente.

 

Relacionamento com o cliente

Pode parecer inusitado que este tópico apareça nas nossas dicas, mas um bom relacionamento com o cliente também reduz custos no pós-obra. Como? Simples: quantas vezes a sua equipe já saiu a campo para uma manutenção e se deparou com o imóvel fechado, sem ninguém para atendê-la? E em quantas situações seus profissionais já se viram diante de um problema que nada se assemelhava ao registrado, tendo que se deslocar novamente ou até acionar outro especialista?

Acabar com essas inconsistências entre chamados e atendimentos é muito importante para a eficiência do pós-obra. Para isso, proporcione um canal de comunicação dinâmico e intuitivo entre cliente e construtora. Quando o consumidor pode, por exemplo, enviar fotos e vídeos na sua solicitação, fica mais fácil para a construtora identificar o problema e direcionar o especialista certo para reparo. Confirmar também dia e horário para essa visita técnica também é fundamental, evitando redeslocamentos.

E aí, essas boas práticas já fazem parte do seu negócio ou as suas iniciativas para reduzir custos no pós-obra ainda são tímidas?

 

Afinal, quanto você gasta com o seu pós-obra?

Agora você pode ter uma previsão clara de quanto irá gastar no seu pós-obra, de forma fácil e rápida. Por isso, temos um presente para você, uma
calculadora, que simula sua economia com a Calculadora de Gastos no seu empreendimento. Acesse online agora mesmo, e veja como economizar!

Outros Conteúdos