fbpx

Smart Building: o futuro inteligente da construção civil no Brasil

FastBuilt-Smart-Builting-Construtora-Tecnologia-Inovacao

Dados da ONU-Habitat, em seu Relatório Mundial das Cidades, indicam que a população urbana mundial deve chegar a 68% até 2050. O que significa que a construção de prédios deve aumentar significativamente, implicando ainda no uso de recursos naturais.

Frente a este cenário, é importante que empresas da construção civil adotem medidas para reduzir o impacto ambiental de seus empreendimentos. Neste sentido, surge o conceito de smart building, onde inovações tecnológicas podem levar a maior eficiência dos materiais e produtividade, além de redução de custos.

No artigo abaixo falamos sobre o conceito de smart building e qual a sua importância para a construção civil do futuro.

O que é smart building?

O conceito diz respeito a edifícios inteligentes que integram tecnologia de ponta para transformar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com o ambiente construído.

Consequentemente, dispositivos e materiais mais modernos tendem a ser mais eficientes energeticamente e garantem maior produtividade, característica que acompanha as necessidades do mercado atual.

Alguns exemplos práticos da adoção do conceito de smart building incluem a utilização de sensores, softwares e IA para controlar aspectos como:

  • Iluminação: ajuste da luminosidade de acordo com a luz natural e a presença de pessoas otimiza o consumo de energia;
  • Temperatura: controle do ar-condicionado e ventilação para garantir um ambiente confortável e eficiente;
  • Gestão de energia: monitoramento do consumo de energia em tempo real e oportunidades para otimização dos recursos;
  • Acessibilidade: adaptação dos sistemas para atender às necessidades de pessoas com deficiência, tornando o edifício mais inclusivo.

Sustentabilidade na construção civil

Uma pesquisa da Kantar revelou que a quantidade de consumidores que se preocupam com a sustentabilidade cresceu de 14%, em 2022, para 18% em 2023, na América Latina. Além disso, em 2023 o Brasil foi considerado o quarto país no ranking mundial das construções sustentáveis, segundo o U.S. Green Building Council.

Isso significa que as empresas precisam repensar seus processos e incluir ações de sustentabilidade em seus produtos e serviços.

Na construção civil não é diferente. Apesar de muitos processos não serem “visíveis” aos consumidores finais, eles estão atentos e podem escolher um imóvel com base em como foi construído. Assim, o uso de materiais reciclados ou tecnologias em etapas da obra pode ser um fator decisivo.

O conceito de sustentabilidade na construção civil traz uma série de vantagens aos empreendedores, tais como:

  • Otimização de processos que leva a redução de gastos;
  • Incentivos fiscais, cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no setor construtivo;
  • Mais conforto aos moradores com tecnologias para controle térmico, de luz, água e outros fatores ambientais;
  • Melhor argumento de vendas, já que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado.

     

Impacto do Smart Building no futuro da Construção Civil no Brasil:

Os edifícios inteligentes trazem uma evolução significativa para a forma como os edifícios são projetados, construídos e operados. Seu impacto na construção civil no futuro pode ser transformador, mas ainda depende de uma cultura voltada para a inovação e sustentabilidade

Os smart buildings incorporam tecnologias avançadas, como sensores IoT (Internet das Coisas), automação, inteligência artificial e análise de dados. Isso implica que os profissionais da construção civil precisarão adquirir habilidades relacionadas a essas tecnologias para projetar, instalar e manter os sistemas integrados nos edifícios.

Além disso, a integração de sensores pode otimizar o uso de recursos, melhorando a eficiência energética e reduzindo os custos operacionais ao longo do tempo. Isso pode influenciar o design dos edifícios, com uma maior ênfase na sustentabilidade.

A coleta e análise de dados em tempo real permite a implementação de estratégias de manutenção preditiva, identificando problemas antes que se tornem sérios. Isso pode resultar em redução de custos operacionais a longo prazo e na necessidade de menos intervenções de construção.

Os smart buildings são projetados para melhorar a experiência do usuário, fornecendo ambientes mais seguros, confortáveis e personalizáveis. Tais características podem influenciar o foco da construção civil na criação de espaços que atendam não apenas aos requisitos funcionais, mas também às necessidades de bem-estar dos ocupantes.

Conte com a FastBuilt para sua dose de tecnologia na construção civil

Somos movidos pela inovação e todo o nosso trabalho é voltado para que seus processos sejam tecnológicos e sustentáveis.

Para aderir ao smart building, a gestão da construção também deve ser inteligente. Apoiamos a sua construtora desde a construção do empreendimento até a personalização dos apartamentos, vistoria e entrega das unidades, manutenção preventiva e assistência técnica pós-obra. Tudo isso com a facilidade e agilidade da tecnologia.

Confira no nosso site as funcionalidades disponíveis para apoiar o seu projeto de smart building!

Outros Conteúdos