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O perfil da equipe de pós-obra

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Apesar de o tempo de construção de um empreendimento, desde o início do projeto até a entrega das chaves, ser longo, o relacionamento da construtora com o cliente não termina aí! Na verdade, após a entrega do imóvel começa o verdadeiro e contínuo trabalho para a equipe de pós-obra.

Como deve ser o perfil da sua equipe para que a satisfação do cliente seja prioridade e gere fidelização? Neste artigo vamos te mostrar, acompanhe!

 

O pós-obra e o relacionamento com o consumidor

O pós-obra é um momento crítico e estratégico para a construtora. É justamente neste período que o relacionamento com o cliente se intensifica. Desta forma, é essencial manter um atendimento de qualidade e uma equipe engajada para que a construtora seja bem avaliada pelo mercado.

O engajamento da equipe de pós-obra é fundamental para uma  entrega otimizada e melhoria dos serviços prestados. Portanto ouça seu time, foque na resolução de problemas, defina um bom fluxo de trabalho e invista em tecnologia para que o time se sinta valorizado.

 

O perfil da equipe pós-obra

O profissional de pós-obra trabalha com duas frentes principais de trabalho: manter os clientes satisfeitos e melhorar os processos executivos da companhia. Desta forma, há a necessidade de coleta de dados dos clientes para que os atendimentos sejam o mais aproximados do consumidor quanto possível.

E por outro lado, este profissional deve ter acesso a um grande acervo de informações sobre o imóvel, com a identificação das origens e causas dos possíveis problemas. Assim, a construtora pode aprimorar procedimentos e reduzir custos.

Algumas características podem ser listadas como parte do perfil do profissional de pós-obra:
  • Conhecimento técnico
    Graduação em engenharia civil ou tecnologia em construção de edifícios costuma ser pré-requisito, mas não é a única característica desejável. O profissional deve interagir com as áreas de projeto, construção e suprimentos. Vivência em obras também é bastante importante, apesar de que a experiência pode vir acompanhada de vícios. Cultura equivocada em obras pode induzir o profissional a procurar sempre a solução mais rápida, apagando incêndios sem de fato buscar a resolução dos problemas  de projeto ou execução.

  • Empatia, paciência e resiliência
    São características universais importantes para toda e qualquer profissão, especialmente aquelas que lidam diretamente com pessoas. Assim, para trabalhar com assistência técnica, é fundamental ter paciência para entender as dores dos clientes. É possível que o morador que tem necessidade de assistência técnica fique irritado com a construtora, portanto empatia e resiliência devem entrar em cena. O desafio é transformar uma situação incômoda em uma satisfação de atendimento.

  • Habilidade de planejamento
    Como este profissional acaba atuando em diferentes frentes de trabalho, é preciso planejar muito bem as atividades e tarefas para que a gestão do tempo seja otimizada. Neste âmbito, a automação da assistência técnica e o uso de assistentes virtuais ajudam neste planejamento.

  • Ter conhecimento da legislação específica
    É importante ter noções de legislação até mesmo antes da entrega do imóvel. As Normas Brasileiras (NBRs) são importantes para que todos os envolvidos no processo construtivo saibam como proceder. No caso do pós-obra, a legislação, incluindo os códigos Civil e de Defesa do Consumidor, indicam quando o cliente ou a construtora têm razão em alguma reclamação. Portanto é importante ter conhecimento das leis.

Inovação e tecnologia

Por fim, o trabalho da equipe de pós-obra se torna mais fácil quando há plataformas desenvolvidas para ajudar nas suas funções.

A assistência técnica disponível através de aplicativos gera mais agilidade para o morador que precisa resolver rapidamente questões mais simples. Já para a equipe de pós-obra, a desnecessidade de deslocamento em alguns casos ou a rapidez em fornecer a resposta para o cliente gera economia de tempo e melhora o relacionamento da construtora com o consumidor.

 

Previsão de Gastos

É crucial ter uma visão clara dos custos pós-obra nos dias atuais. Saber qual sistema construtivo tem causado mais problemas ou identificar itens propensos a complicações na fase pós-construção pode evitar gastos desnecessários.

Simule agora, com apenas alguns cliques, a previsão de gastos com o pós-obra na sua construtora.

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