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Como escolher uma ferramenta de relacionamento com o cliente para a sua construtora?

FastBuilt Blog Como escolher uma ferramenta de relacionamento com o cliente para a sua construtora

Na indústria da construção civil, a entrega de um projeto é apenas o início de uma jornada para as construtoras e os moradores. O verdadeiro desafio está na gestão eficaz do pós-obra e na construção de bons relacionamentos com os clientes. Apesar de encurtar distâncias e permitir atendimento imediato, a tecnologia parece distanciar pessoas e empresas em alguns casos.

Neste post, vamos falar sobre o que a sua construtora deve considerar ao escolher uma ferramenta de interação e relacionamento com os clientes. Também mostramos como essa escolha pode gerar não apenas satisfação, mas resultados financeiros positivos para a empresa. Acompanhe!

 

Compreenda as necessidades dos moradores

Toda empresa que oferece um produto ou serviço deseja que seu cliente saia satisfeito ao concluir a aquisição. Afinal, clientes satisfeitos chamam novos clientes, não é mesmo?

Uma pesquisa da Harvard Business Review aponta que a fidelização de clientes pode aumentar o faturamento da empresa em até 95%. Já a White House of Consumer Affairs indica que é até sete vezes mais caro conquistar novos clientes do que reter os atuais.

No caso de um bem de alto valor como um imóvel, que não é adquirido com frequência, a satisfação do cliente vem através de um bom relacionamento desde a venda da unidade até a comunicação após a venda

Assim, antes de selecionar uma ferramenta, é essencial compreender as necessidades específicas dos moradores. Considere criar pesquisas ou realizar entrevistas para entender as expectativas em relação à manutenção, reparos e comunicação pós-obra. 

Essas informações serão a base para a escolha de uma ferramenta que atenda não apenas às necessidades da construtora, mas também às expectativas dos moradores.

 

Integração e facilidade de uso

Com a rotina acelerada que vivemos, a facilidade e rapidez são fatores essenciais para todas as tarefas realizadas no dia a dia. Em um aplicativo de smartphone mais ainda.

A escolha de uma ferramenta intuitiva e de fácil utilização é crucial para garantir a participação ativa dos moradores. Portanto, opte por plataformas que ofereçam uma experiência amigável, tanto para os usuários da construtora quanto para os moradores. 

A integração com sistemas existentes da construtora também é um ponto a ser considerado, facilitando a transição e evitando interrupções operacionais.

 

Comunicação eficiente

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), mostra que 78% dos clientes consideram a comunicação com a construtora um fator importante na decisão de compra de um imóvel. O levantamento também aponta que 65% dos clientes que tiveram uma experiência negativa de comunicação com a construtora não recomendariam a empresa para outras pessoas.

Ou seja, comunicados, mensagens diretas, atualizações, notificações personalizadas e pesquisa de satisfação contribuem para uma interação contínua. Além disso, solicitação de personalização do imóvel, ainda na fase de construção, e chamados de assistência técnica de forma facilitada também ajudam.

Além dos canais “padrão” de comunicação da construtora, como redes sociais, WhatsApp e e-mail, é importante contar com uma plataforma que centraliza a comunicação. Essa estratégia não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também reduz a probabilidade de mal-entendidos e reclamações

 

Gestão de ocorrências e reparos

Essa é uma das principais preocupações pós-obra e motivo fundamental para você manter uma boa comunicação com os clientes.

A construção de um empreendimento é um processo que leva tempo – mais de dois anos, na maioria das vezes – e recebe grandes impactos. Então, pode ocorrer a necessidade de pequenas correções após a entrega do imóvel.

Escolha uma ferramenta que permita o fácil registro e acompanhamento dessas demandas. A capacidade de programar manutenções preventivas pode não apenas economizar tempo e recursos, mas também melhorar a vida útil das instalações, reduzindo os custos a longo prazo.

 

Acesso à documentação técnica

Disponibilizar documentação técnica relevante aos moradores é uma prática que fortalece a confiança. 

A plataforma escolhida para o relacionamento pós-obra com o cliente deve permitir o compartilhamento fácil de manuais, guias de manutenção e informações relacionadas, como o As-Built.

Isso não só empodera os moradores, mas também reduz a dependência de suporte técnico, resultando em eficiência operacional.

 

A FastBuilt apoia o seu relacionamento com o cliente

Contamos com funcionalidades que apoiam a sua construtora em toda a jornada de venda do imóvel, solicitação de personalização da unidade, entrega, vistoria, e assistência técnica pós-obra.

Com o Manual do Proprietário Digital o cliente tem acesso a fotos e vídeos com instruções sobre o imóvel, como tubulações, infraestrutura e também garantias. O material pode ser acessado pelo smartphone através do aplicativo da FastBuilt, o que garante facilidade e rapidez no uso.

Outra funcionalidade que merece destaque é a Assistência Técnica, em que a construtora pode centralizar pedidos de reparos e dar mais agilidade aos atendimentos. Através de um painel completo e intuitivo, é possível ter maior visibilidade sobre os chamados e reduzir custos de deslocamento dos profissionais. 

Com o Acompanhamento de obras, os clientes têm acesso à evolução da construção e conseguem acessar fotos, vídeos e informações sobre como está cada etapa do empreendimento. Essa funcionalidade garante transparência ao morador, que sabe o que está acontecendo na obra e se seu imóvel será entregue no prazo.

 

Nova funcionalidade: Comunicados

A funcionalidade de Comunicados possibilita às construtoras e incorporadoras enviar informações de forma simples e direta aos seus clientes. É possível disparar mensagens ou emails para sua base de clientes com apenas alguns cliques, tudo feito de maneira rápida e eficiente.

Essa ferramenta permite que você envie novidades sobre novos empreendimentos, comunicados importantes ou alertas relevantes, direcionando as comunicações por empreendimento, cliente ou unidade específica.

Várias outras funcionalidades estão disponíveis no portfólio da FastBuilt, que pode ser acessado pelo site www.fastbuilt.com.br.

Conte conosco para transformar o relacionamento da sua construtora com os clientes. Entre em contato!

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