fbpx

Desempenho e Industrialização de Sistemas Prediais

Engana-se quem pensa que a construção de um empreendimento demanda apenas cimento, tijolos e muito aço. Além disso há diversos detalhes que muitas vezes são instalados depois da conclusão do erguimento do edifício em si. Por exemplo, os sistemas prediais.

Eles são compostos por grupos de áreas diferentes do ambiente e podem demandar bastante insumos em sua obra. Fique atento ao texto abaixo para saber mais!

 

O que são sistemas prediais?

Estão ligados a diferentes serviços utilizados em uma edificação. São os sistemas de água, energia, segurança, comunicações, conforto, transporte e automação que estão presentes em toda casa e apartamento.

Eles são uma parte crítica na construção de edifícios porque, quando feitos da forma tradicional, podem exigir um grande número de itens e componentes. A qualidade da mão de obra responsável pela instalação desses sistemas também é decisiva no sucesso da obra.

Além disso, falhas na instalação desses sistemas comprometem a performance da construção e podem levar a uma série de dores de cabeça ao responsável pela obra – desde custos com retrabalhos à má avaliação por parte do cliente.

 

Benefícios da industrialização de sistemas prediais

Um dos benefícios de toda a construção industrializada é a redução de prazos, em virtude de maior produtividade, melhor planejamento e controle, evitando retrabalho. 

Além disso, devido ao uso inteligente dos recursos, a sustentabilidade pode ser destacada como benefício dessa prática. Diminuição do transporte de materiais e resíduos, assim como poluição do canteiro e aumento da facilidade de reciclagem impulsionam a sustentabilidade.

Outro ponto que pode ser destacado é em relação à  manutenção facilitada, maior desejo de qualquer construtora, não é mesmo?

Além de atender às exigências de normas técnicas e demandas da arquitetura, um bom projeto de instalações considera cenários como a operação, usabilidade e manutenção. Diferentes decisões de projeto podem minimizar transtornos, caso sejam necessárias intervenções preventivas ou corretivas.

Por exemplo, a antecipação de uma determinada ação de infraestrutura, a colocação de tubulações e componentes em dutos e uso de condutores hidráulicos flexíveis.

 

Avaliando o desempenho de sistemas prediais

Para embasar decisões de projetos, uma avaliação de desempenho de sistemas prediais deve fornecer informações visando a qualidade durante as etapas de concepção, construção e operação, para retroalimentar o processo deliberativo da construção.

Todos os itens utilizados nos sistemas prediais possuem uma vida útil mínima. Portanto, é imprescindível que a construtora fique atenta à longevidade dos produtos para antecipar possíveis necessidades de abertura de chamados para manutenção.

Dessa forma, estudar o mercado e os produtos disponibilizados é importante para conhecer, indicar e aplicar os melhores produtos, serviços e estratégias de análise e planejamento.

Questões como desempenho e produtividade, manutenção, flexibilidade, vida útil prevista, custos operacionais e de manutenção, disponibilidade ou taxa de falhas, entre outros, devem ser pontuadas e analisadas.

Assim, o gestor da construtora deverá manter-se atualizado, o que possibilitará maior sucesso em suas decisões futuras.

Outros Conteúdos