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Construção civil em 2022: inovação como diferencial

construção civil em 2022Depois de dois anos de pandemia, que marcaram o inesperado crescimento acima da média do setor, a construção civil em 2022 deve ser marcada por tendências com foco na produtividade. Isso porque, mesmo diante da crise, há uma expectativa de incremento de 5 a 10% nas vendas, em um cenário de PIB positivo em 3%.

Mas mais do que um mercado aquecido, a construção civil é um segmento desafiador, que ainda tem muito a melhorar quando se fala em gestão de recursos, automação e inovação. Esta última questão, inclusive, pode ser vista como um diferencial estratégico das empresas que buscam expandir os negócios.

Se este é o caso da sua construtora, veja aqui as tendências em inovação da construção civil em 2022 e como elas podem tornar seu negócio mais competitivo.

Consolidação do BIM

Você com certeza já deve ter ouvido falar neste termo. O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informação da Construção diz respeito a um conjunto de tecnologias, processos e políticas que tornam a rotina construtiva colaborativa.

Em suma, é usar a tecnologia para integrar processos e informações e ter um crescimento acima da média, proporcionando assim uma gestão unificada, com um olhar global sobre cada empreendimento.

Este é, inclusive, um conceito que tem se consolidado na construção e deve ser ainda mais utilizado em 2022. Para a sua empresa, utilizar o BIM é um diferencial estratégico por algumas razões. São elas: integração das informações em todas as etapas, com o uso de sistemas de gestão integrados, obtenção de informações sobre custo, desempenho de insumos e profissionais e controle de custos ao longo do projeto, de forma ágil e consolidada.

Assim, sua construtora terá em mãos informações que muitas vezes se perdem no canteiro de obra, por falta de registro ou uso de papel. Manter e registrar todos os dados relacionados a uma obra em todas as etapas do projeto proporciona uma análise muito mais assertiva, visto que todos os custos, variáveis e desempenho poderão ser analisados.

Gestão do tempo – um ponto essencial para um diferencial estratégico para o crescimento acima da média

Você já parou para se perguntar quanto tempo uma assistência técnica ou um atendimento ao cliente consomem da sua equipe? Visto que a expressão “tempo é dinheiro” tem tudo a ver com sua rotina, já que os colaboradores recebem por hora, é crucial ter um bom gerenciamento de tempo.

Quando falamos em tecnologia, uma das inovações para a construção civil em 2022 é o uso de soluções de mobilidade para controle de atendimentos e assistências. Usar o próprio smartphone para registro do início e fim de um atendimento, anexando conversas, fotos, vídeos e até notas fiscais de itens usados é um diferencial para controle de custos.

Mais do que isso: a mobilidade na construção civil agiliza o tempo de tomada de decisão e a produtividade do profissional, que não precisa mais retornar ao escritório para, só então, registrar as informações sobre o atendimento efetuado. Sem contar na confiabilidade dos dados, que quando registrados em tempo real são muito mais fiéis do que preenchimentos posteriores.

Atendimento ao cliente

Por fim, um dos fatores essenciais para uma atuação estratégica é ter em mente o conceito de Customer Centric – ou seja, o cliente no centro. Desenvolver um bom relacionamento com o cliente, levando em consideração as tendências e as necessidades do consumidor na sua área de atendimento precisa ser uma realidade. Uma pesquisa recente da Pequenas Empresas, Grandes Negócios revelou, por exemplo, que 61 % dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.

Em contrapartida, a Zendesk mostrou em um levantamento que menos de 30% das empresas oferecem autoatendimento,  crescimento acima da média, chat em tempo real, troca de mensagens por redes sociais, mensagens em aplicativos, bots ou comunidades de usuário – soluções cada vez mais procuradas pelo consumidor.

Essa tendência de Customer Centric é uma crescente e mostra que investir no pós-venda , com soluções digitais e integradas e mais proximidade com o cliente precisam estar no seu planejamento de 2022.

Quais ferramentas sua construtora já utiliza para colocar estas tendências em prática  e se diferenciar do mercado?

 

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