fbpx

Construção off site: o que é e qual o impacto para a sua obra

Construção off site FastBuilt

A construção off site de um empreendimento é algo que demanda muito tempo e dinheiro. Para a construtora, finalizar a obra em menor tempo é sinônimo de aumentar lucros e garantir um diferencial competitivo. Para os clientes é ainda melhor, já que terão acesso a seu novo lar mais cedo.

O sucesso da obra não é medido apenas pelo cumprimento, ou adiamento, do prazo de entrega. Falta de qualidade e padronização, além do excesso de desperdício também são prejudiciais.

Uma das saídas para diminuir essas questões que negativam o andamento da obra é a construção off site. Você já ouviu falar nesse método? Neste material vamos te contar mais detalhes e mostrar como a construção off site impacta na obra da sua construtora. Acompanhe!

 

O que é a construção off site?

Em inglês, a expressão significa “fora do local”, ou seja, fora do canteiro de obras. Em outras palavras, a construção off site é um processo onde parte do edifício é construído em outro local, de forma modular.

Nesse sistema é priorizada a agilidade da obra e redução de desperdícios, já que as peças são fabricadas e moldadas fora do canteiro de obras e chegam ao local da construção prontas para serem montadas. 

Assim, a construção sai praticamente pronta da fábrica e, por ser em peças, pode ser transportada para o lugar desejado.

 

Como a construção off site traz mais agilidade?

Com origem na construção industrializada, onde as peças seguem um mesmo processo agilizado de montagem, se tornando padronizadas, a construção off site pode trazer rapidez e qualidade ao empreendimento.

Sem ter interferência de condições climáticas ou variação de produtividade dos colaboradores – ou a falta de trabalhadores -, máquinas e soluções tecnológicas constroem as peças de forma simultânea. 

Com a ajuda da tecnologia, tudo é produzido de forma mais precisa e com maior qualidade, carecendo de menor quantidade de mão de obra.

Como as peças já estão prontas quando chegam ao destino final, basta uma equipe qualificada para montar o “quebra-cabeças”. A estimativa é de que, utilizando a metodologia modular, a construção seja de 4 a 6 vezes mais acelerada do que os processos tradicionais.

 

Quando optar pela construção off site?

Antes de mais nada, o primeiro fator a considerar antes de escolher a construção off site é a proximidade entre o local da obra e a fábrica. Como as partes da edificação pesam toneladas, fica inviável transportá-las por grandes distâncias.

Por isso, é comum que este tipo de edificação seja montada em regiões metropolitanas, mais próximas às fábricas. Além disso, também deve-se avaliar se o acesso ao local da obra é viável. Ruas estreitas ou terrenos pequenos dificilmente poderão receber uma construção.

 

Vantagens da construção off site

Como já foi comentado, um dos principais benefícios de apostar na construção é a agilidade da construção, possibilitando um cronograma menor para a entrega da obra. Sendo assim, é possível que a construtora entregue um número maior de empreendimentos no mesmo tempo em que entregaria apenas uma utilizando a metodologia tradicional.

Do mesmo modo, como as peças são produzidas de forma padronizada e automatizada,  a qualidade das peças através de rigorosos padrões de qualidade. Isso reduz drasticamente a necessidade de refação ou desperdícios na obra.

Com a agilidade da construção garantida, é quase nula a possibilidade de atrasos e problemas durante a execução da obra.

Com a modernização do setor da construção civil, adoção de novas técnicas construtivas permitem otimizar os processos do levantamento da obra, como a construção. Portanto, é imprescindível ficar atento às tendências para a engenharia e pensar em investir nas melhores soluções tecnológicas para a sua construtora entregar os melhores resultados aos clientes.

Outros Conteúdos