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Gestão de obra: quais indicadores devem fazer parte da sua rotina?

gestão de obraOs indicadores de desempenho são cruciais para qualquer negócio que busque otimizar recursos e melhorar seus resultados. E não é diferente na construção civil. Neste setor, além de indicadores relacionados à gestão e ao desempenho comercial, existem aqueles ligados diretamente à gestão de obra.

E são justamente estes indicadores, ou KPIs, que iremos abordar neste post. Confira aqui alguns indicadores que vão ajudar a sua empresa a desenvolver uma gestão de obra mais eficiente e aplique já na sua rotina! 

Índice de Desempenho de Produção (IDP)

Para entender melhor quais indicadores são essenciais na gestão de obras é necessário olhar para o Índice de Desempenho da Produção, o IDP. Ele nada mais é do que um conjunto de indicadores que, somados, formam a avaliação de desempenho e mostram como a construtora vem se saindo em suas entregas.

Para chegar a esse resultado geral são analisados alguns dados relacionados a cinco áreas: custo, qualidade, prazo, segurança e meio ambiente. E em cada uma destas verticais há alguns indicadores que vão te ajudar a entender melhor sua performance para a gestão de obra. Veja:

Indicadores de custo

O primeiro passo para uma boa gestão de obra é ter o detalhamento dos custos envolvidos. E aqui não entram apenas os insumos para a construção. É importante ter registrado o histórico de gastos com mão de obra, com a locação de equipamentos e até mesmo em áreas como comunicação e marketing.

Ter todo o histórico registrado permite à construtora entender os principais gargalos de custos e quais fatores consomem mais do orçamento da obra. A partir destes indicadores é possível, por exemplo, planejar gastos com antecedência e negociar com os fornecedores mais relevantes para que, na aquisição total dos materiais haja uma margem de preço.

O custo é também aquele indicador essencial para a composição do preço final de venda do imóvel, e só a rastreabilidade total dos gastos proporciona uma boa margem de lucro na hora da venda.

Indicadores de qualidade

Além de verificar se o que foi entregue à obra é da mesma qualidade da compra efetuada, é fundamental também acompanhar outros indicadores relacionados à qualidade. O volume de assistências técnicas do pós-obra em determinada instalação (fiação, hidráulica, reboco, piso) pode dar à empresa dados importantes sobre a qualidade dos produtos usados.

Mais do que isso: a qualidade mensura também os serviços realizados e ajuda a empresa a entender pontos fracos que merecem atenção em seu processo construtivo.

Indicadores de prazo

Além de ser um fator passível de penalidades jurídicas, o cumprimento de prazos está diretamente ligado à avaliação do consumidor para com a empresa. Construtoras que costumam atrasar as datas para entregas de seus empreendimentos são mal avaliadas pelos consumidores o que, consequentemente, interfere nos resultados comerciais.

Também entram nesta vertical de indicadores o cumprimento de prazos por parte de fornecedores. Mantenha um histórico atualizado dos pedidos e entregas visando priorizar aqueles parceiros que cumprem os acordos de datas. Vale também um olhar voltado ao pós-obra, para garantir o cumprimento dos prazos de assistência técnica.

Indicadores de segurança

Esse é um tema que está sempre em discussão na construção civil. O uso de equipamentos de proteção nem sempre é visto como uma necessidade para os colaboradores e a empresa tem o papel de conscientizar sobre isso. Além de proteger a equipe, os chamados EPIs são uma segurança jurídica para a empresa.

Fornecer, acompanhar histórico de uso e devoluções e gerenciar o canteiro solicitando a assinatura dos colaboradores em relação a uso e orientações de EPIs precisam ser boas práticas comuns da construtora.

Meio ambiente

Nunca se falou tanto em ESG como nos últimos anos. Os cuidados com governança corporativa e social, atrelados à área ambiental tornaram-se fatores cruciais para consumidores e investidores. Boas práticas para descarte correto de materiais e reuso de equipamentos e insumos, redução de desperdício durante e após a obra são cada vez mais necessários.

A digitalização, por exemplo, é um passo muito atrelado aos cuidados com o meio ambiente. Apps como o da FastBuilt já reduzem o uso de papel, gerenciando o relacionamento com o cliente através da ferramenta online. Até mesmo o manual do proprietário é online e interativo. Além de prático, torna-se um diferencial fundamental relacionado às práticas ESG.

Quais outros indicadores você acrescentaria a essa lista?

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