fbpx

FastBuilt: 4 anos de uma jornada voltada para a inovação na construção civil

A construção civil foi um dos poucos setores que não pararam de crescer durante os dois últimos anos. Hoje é a principal criadora de empregos – foram 35 mil novas vagas em todo o Brasil somente entre julho e agosto de 2022 –  e vive um bom momento. O fortalecimento do cenário econômico, com a retomada das atividades, traz uma previsão de crescimento do PIB do segmento em cerca de 4%, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

Um dos destaques dessa retomada é o crescimento de soluções de transformação digital, como as da FastBuilt.

A empresa foi criada em 2018 por Jean Ferrari, que havia acabado de ter seu primeiro contato com o universo das startups após participar do Startup Summit, e co-fundada por Adriana Bombassaro, profissional com carreira de mais de 20 anos na área de tecnologia. A partir deste momento, o então engenheiro civil resolveu desenvolver um aplicativo voltado para construtoras que desejassem melhorar a experiência de seus clientes.

Fazemos parte de um nicho de mercado bem desenhado: nosso app tem foco no fortalecimento do relacionamento entre construtoras e clientes. Uma das primeiras funcionalidades oferecidas foi o Manual do Proprietário Digital, que inclui fotos e vídeos com instruções precisas sobre cada imóvel.

Ele pode ser acessado pelo cliente através de seu smartphone, via leitura de um QRCode, geralmente disponibilizado junto à caixa de disjuntores do imóvel. 

A ideia de transformar papel em informação interativa ganhou força e está conquistando o setor. São mais de 50 construtoras utilizando a solução e o alcance vem se espalhando para todo o território nacional.

Para Jean, a meta da FastBuilt é ousada, mas as estratégias que vêm sendo utilizadas pela construtech mostram que ela é plenamente possível. “Nosso objetivo é estar presente em um milhão de lares até dezembro de 2023. Este nicho em que atuamos ainda é pouco explorado. Portanto nosso público alvo são as próprias construtoras, além dos condomínios ou administradoras de condomínios, que podem utilizar o aplicativo para manter informações sobre os imóveis”.

“Temos uma funcionalidade voltada para a gestão de vendas das construtoras ou das imobiliárias, o Inteligência de Vendas. Esta função dentro do aplicativo permite o acesso a um espelho de vendas com o status de cada imóvel, tabela de preços, gestão de interessados e filas com reservas.

Também é possível acessar o registro com os motivos de cada negociação concluída e todas as informações como plantas, memoriais, fotos, localização de cada empreendimento e as facilidades ao seu redor, para apresentar aos seus possíveis clientes.” afirma a também diretora de operações Adriana Bombassaro.

Hoje tudo é feito via smartphone. Há quem até ache estranho quando há necessidade de imprimir documentos ou fazer algo burocrático de forma presencial. O acesso a informações sobre o imóvel dá ao cliente mais segurança sobre o andamento da obra, além de facilitar na resolução de possíveis problemas no pós-obra.

Solicitar assistência técnica de forma facilitada e intuitiva traz benefícios a ambas as partes: para o cliente, que o faz com agilidade, e para a construtora, que mantém um histórico preciso, consegue gerenciar melhor sua agenda de atendimentos e ainda tem uma visão prévia da solicitação antes mesmo de ir até o cliente.

Em 2021 a construtech inovou mais uma vez lançando a Nia, assistente virtual presente na nova versão da plataforma da FastBuilt. Com a assistente, a startup aposta em um modelo de gestão que reduz o trabalho operacional e volume de atendimentos na construtora, enquanto torna o fluxo de solicitações do cliente mais transparente e ágil. 

Outras funcionalidades adicionadas à plataforma recentemente incluem a pesquisa de satisfação, que a construtora pode criar para ter um feedback de seus clientes, e a manutenção predial preventiva, que ajuda construtoras e síndicos na gestão dos prazos para  realizar reformas e melhorias no empreendimento.

 

Evento que debate tecnologia e inovação na construção civil

Além da estratégia de mercado, a marca se fortalece na área de eventos corporativos para a construção. É a realizadora do FastBuilt Experience, evento que em 2022 tornou a acontecer em formato 100% presencial, nos dias 6 e 7 de outubro. 

Mais de 60 palestrantes estiveram presentes no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, para discutir o futuro da construção e do mercado imobiliário com grandes nomes do segmento.

 

Expectativa para o futuro

Se nos próximos três anos a FastBuilt deseja ser referência no mercado nacional em seu segmento, em 2023 o objetivo é iniciar a pulverização das vendas. A empresa pretende chegar a 155 empreendimentos até o fim do ano, o que deve representar 50 mil imóveis gerenciados pela sua plataforma.

Além disso, nosso CEO Jean Ferrari conta mais sobre a história da criação da construtech no Podcast 360.

Você já conhece as funcionalidades da FastBuilt? Acesse nosso site para saber mais sobre a plataforma.

Outros Conteúdos