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Quer reduzir custos de pós-obra em 2024? Saiba como!

Imagem Blog - Reduzir custos de pós-obra em 2024 com FastBuilt

A indústria da construção civil enfrenta desafios constantes quando se trata de reduzir os custos associados ao pós-obra. Esses custos envolvem reparos, manutenção e garantias de construções, e representam uma parte significativa dos gastos para construtoras. No entanto, nos últimos anos, diversas ações inovadoras foram desenvolvidas para minimizar esses custos e melhorar a eficiência em toda a cadeia de construção.

O pós-obra é o momento de maior contato da construtora com os clientes, depois da venda do imóvel. É neste momento que os moradores vão fazer as vistorias, analisar se a customização e personalização dos ambientes está de acordo com os projetos e verificar se há reparos a serem feitos.

A etapa consiste em reformas, manutenções ou melhorias na residência para que o morador tenha o melhor conforto possível. Porém, se o reparo estiver dentro da garantia, o custo com a manutenção será pago pela construtora. 

Ações inovadoras para minimizar gastos

Na FastBuilt, uma ferramenta que garante que a construtora tenha maior visibilidade sobre os recursos utilizados – ou desperdiçados – no pós-obra é a Calculadora de Gastos de Pós-Obra.

Ela ajuda a construtora a entender quanto vai gastar com pós-obra ao longo de cinco anos. É possível informar valores como o CUB da região atualizado, o número de apartamentos do empreendimento e a metragem aproximada de cada um. A calculadora vai gerar automaticamente uma estimativa do valor dos gastos com o pós-obra e quantos apartamentos a construtora “perde” com esse valor. 

Por exemplo: com o valor do CUB em 2754,77 R$/m², um condomínio de duas torres com 96 apartamentos de aproximadamente 77 metros quadrados em cada uma, pode ter um gasto com o pós-obra de mais de R$ 500 mil reais.

Assistência técnica

Para garantir que a entrega seja a melhor possível, é fundamental que a construtora tenha um bom acompanhamento de assistência técnica. Caso contrário, é possível que a empresa não consiga lidar com o possível surgimento de falhas no imóvel e não consiga cumprir requisitos mínimos exigidos por lei. 

É importante garantir a documentação de todo o histórico da obra para assegurar transparência e informação durante todo o processo construtivo. O As-Built é um exemplo desta documentação. Ele tem vida útil durante toda a obra e precisa não só ser acompanhado, mas também atualizado. Com o registro das alterações em todas as fases construtivas é possível garantir, lá no pós-obra, dados consistentes que vão facilitar a manutenção.

Uma plataforma de gestão completa é a ferramenta ideal para atender tanto as necessidades das construtoras como dos clientes. Com ela é possível fornecer informações de forma fácil para os clientes (moradores), engenheiros e arquitetos.

Ela também é um canal transparente para comunicação entre as partes envolvidas e melhor entendimento dos chamados de assistência técnica.

Na plataforma da FastBuilt, por exemplo, a construtora tem acesso a um dashboard completo e intuitivo para selecionar manutenções no mesmo empreendimento, filtrar chamados por nível e urgência e reduzir custos de deslocamento dos seus profissionais. 

Já para o morador, através do smartphone ele pode facilmente abrir um chamado de manutenção, anexando fotos ou vídeos do problema para que a equipe técnica da construtora saiba instruí-lo da melhor forma. Ou seja, dependendo da situação, o próprio cliente pode solucionar o problema.

 

Outras ferramentas que impactam na gestão do pós-obra

O Manual do Proprietário é um documento com informações sobre o imóvel, como infraestrutura, localização e área, materiais utilizados e as técnicas adotadas durante a sua construção. A FastBuilt oferece o manual de forma digital, que pode ser acessado facilmente pelo app da construtech, a um clique de distância e com imagens ilustrativas.

O gerenciamento das manutenções preventivas do condomínio é essencial para garantir a longevidade e segurança do empreendimento. A FastBuilt oferece um histórico completo de todas as manutenções realizadas desde o momento da entrega do empreendimento, garantindo transparência e tranquilidade para o proprietário e o síndico.

Essas e outras funcionalidades oferecidas pela FastBuilt apoiam na melhora da relação da construtora com os clientes através de um serviço de assistência técnica e pós-obra ágil, eficiente e simplificado.

Entre em contato com os nossos especialistas para saber como economizar com ações de pós-obra nos seus empreendimentos. 

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