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Customer Centric – como gerar valor para o seu cliente?

experiência Manual do Proprietário FastBuilt

A construção civil passou por uma série de transformações nos últimos anos, impulsionadas pelo avanço da digitalização dentro e fora do canteiro de obras. Para as lideranças significa a necessidade de um novo olhar, cada vez mais estratégico e, principalmente, voltado às necessidades do consumidor. É o que chamamos de Customer Centric, ou seja, o consumidor no centro.

E não basta desenvolver boas estratégias comerciais quando falamos de Customer Centric. Essa expressão vai muito além e envolve todas as áreas do negócio, a começar pelo planejamento e execução das obras da construtora.

Veja abaixo a importância dessa novidade para a sua empresa e como gerar valor para o seu cliente!

 

Entendendo a fundo o Customer Centric

Quando você olha para a rotina da sua construtora, em quais pontos relacionados à execução de projetos e empreendimentos o cliente é figura protagonista? Não raro ele está no centro das decisões apenas na concepção do projeto e na hora da venda.

Mas, com a evolução do mercado, isso já não é mais suficiente. Cada vez mais, o cliente tem exigências que precisam ser avaliadas e consideradas ao longo de todo o processo construtivo. Afinal, é a decisão de compra com base nas entregas que suprem as necessidades dele que farão uma venda se concretizar.

Portanto, uma construtora com uma estratégia de Customer Centric é aquela que tem todo o seu planejamento e execução focados nos desejos do consumidor. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de imóveis com estrutura voltada para as novas necessidades do cliente, como espaço integrado de convivência ou ambiente para home office.

O primeiro passo para manter o cliente no centro da estratégia e gerar valor para o consumidor é olhar para o que ele deseja. E pesquisas de mercado podem ser muito úteis neste sentido. A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), por exemplo, divulgou recentemente que o tipo de imóvel preferido para moradia ainda é o apartamento para 47% dos entrevistados e que casas e sobrados estão na decisão de compra de 34% dos consumidores.

Esse tipo de informação é relevante para a definição dos projetos e devem ser considerados como estratégicos junto com o propósito da construtora.

Mas gerar valor para o cliente vai muito além da oferta do imóvel em si. Veja como o Customer Centric pode influenciar o processo de desenvolvimento dos projetos!

 

Mapeando informações para uma experiência duradoura

Uma das questões que mais evoluiu na construção civil foi a digitalização para além dos equipamentos construtivos. Atualmente, as chamadas smart houses, ou casas inteligentes, são objeto de desejo de milhares de consumidores, mesmo aqueles que não possuem alto poder aquisitivo.

E esse tipo de imóvel tem se popularizado de tal forma que já se tornou quase uma exigência do consumidor. Clientes exigentes podem ser encantados através de estratégias de Customer Centric que proporcionam o acesso a informações exclusivas sobre o empreendimento, além de um pós-obra único. Veja aqui algumas das ações neste sentido:

 

Diga adeus ao manual tradicional:

Se tudo evoluiu, por que a sua construtora insiste em disponibilizar informações importantes do imóvel em formato tradicional e nada prático? Com a ascensão dos smartphones, a forma mais interessante de entregar todo o histórico da obra para o cliente, incluindo dados sobre tubulações e materiais construtivos utilizados, é on-line. Utilizar apps que proporcionem material multimídia e de pesquisa facilitada faz toda a diferença.

 

Nada de 0800

Especialmente as novas gerações de consumidores buscam experiências únicas, mesmo sem a interação presencial. O velho 0800 já não serve para as dúvidas e assistências do pós-obra. Uma estratégia de Customer Centric agrega valor à jornada do cliente através de experiências únicas, com atendimento online simples e prático. Forneça ao seu consumidor ferramentas ágeis para a realização destes atendimentos, bem como o report atualizado com todo o histórico da obra.

Acabar com aquele monte de papel que de nada resolve a vida do consumidor e tornar as informações facilitadas são ações essenciais em uma estratégia de Customer Centric.

 

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