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Como otimizar recursos com a Calculadora de Gastos da FastBuilt

Atualmente, estima-se que cerca de 2% a 5% do valor total que uma construtora investe em um empreendimento seja gasto com procedimentos pós-obra. Ou seja, serviços de manutenção, reposição de materiais e atendimento de chamados podem fazer a construtora pagar mais caro, mesmo sem saber. 

Neste material vamos mostrar a solução que a FastBuilt desenvolveu para mostrar às construtoras que o valor “desperdiçado” pode ser utilizado para construir mais apartamentos. Acompanhe!

 

Dores do gestor da construção civil

Estudos mostram que, no Brasil, as construtoras gastam, em média, 1,5% do Valor Geral de Vendas (VGV) com custos de pós-obra. Há também pesquisas que apontam que 56% dos clientes estão insatisfeitos com o pós-obra.

Ou seja, é possível concluir que a indústria da construção civil enfrenta pelo menos dois grandes problemas: falta de gestão eficiente do pós-obra e falta de práticas para garantir a satisfação dos clientes.

Sem a visibilidade dos problemas em cada unidade de um empreendimento, fica difícil para a construtora administrar todos os reparos necessários em um prédio, por exemplo. Como a construção de um edifício é um processo demorado, vícios podem surgir nos ambientes.

Seja os vícios aparentes, como vidros ou azulejos quebrados, rachaduras, mofo nas paredes, ou vícios ocultos, como infiltrações ou vazamentos, são inconvenientes na jornada do cliente e podem manchar a imagem da empresa.

Já outro desafio no segmento pode ser o acompanhamento dos avanços tecnológicos. Ainda há resistência de alguns executivos do setor na adoção de ferramentas de inovação e tecnologia. Por outro lado, os avanços acontecem de forma tão rápida que é difícil usar as melhores e mais atualizadas práticas nas operações.

 

Visibilidade para o gestor da construtora

calculadora de gastos

No sentido de ajudar a comunidade da construção civil para que tenha maior clareza do desperdício dos recursos,adotamos e compartilhamos a Calculadora de Gastos. Ou seja, é uma forma de apoiar a construtora no entendimento de quanto ela provavelmente vai gastar com pós-obra ao longo de cinco anos.

Na calculadora é possível informar dados como o valor do CUB atualizado, o número de apartamentos do

empreendimento e a metragem aproximada de cada um. Desta forma, a calculadora vai gerar automaticamente o valor aproximado dos gastos com o pós-obra, quantos apartamentos a construtora “perde” com esse valor. 

Para que seja mais fácil visualizar os cálculos, sugerimos aqui uma simulação:

Com o CUB de fevereiro de 2023 a 2671,09 R$/m², um condomínio de duas torres com 192 apartamentos de aproximadamente 77 metros quadrados, o valor gasto com o pós-obra pode chegar a R$ 1.026.724,26. Com este valor a construtora poderia construir mais quatro apartamentos, aproximadamente.

Utilizando a plataforma da FastBuilt, a construtora consegue uma redução estimada de 20% no valor total de pós obra. Ou seja, a funcionalidade pode identificar de forma clara e objetiva onde estão os gastos e economizar na entrega dos empreendimentos. Com o uso da solução, estima-se um Retorno sobre o investimento (ROI) de cerca de R$ 187.404,85.

 

Otimização de custos através da tecnologia

Uma das funcionalidades mais utilizadas dentro da plataforma da FastBuilt é a de assistência técnica. Ela auxilia o gestor no gerenciamento de ocorrências a serem atendidas, logística e na eficiência das entregas.

Através do aplicativo, o morador consegue abrir e acompanhar chamados do seu imóvel, com registro de fotos e vídeos. Assim, a construtora pode centralizar os chamados, selecionando o nível de urgência, para reduzir custos de deslocamento dos profissionais, por exemplo. Ainda é possível antecipar informações e imagens referentes à solicitação e verificar a melhor conduta sem deslocar uma equipe apenas para análise.

A construtora Santo André Empreendimentos, de Campinas (SP), é uma das empresas que adotou a solução. Há mais de 10 anos no mercado, a empresa conta com mais de 2,5 mil clientes.

Na construtora, o tempo de atendimento do chamado de assistência técnica diminuiu pela metade – de 30 passou para 15 dias de resolução do problema. Além disso, a quantidade de chamados abertos também caiu 35%, já que o cliente tem informações disponíveis na palma da mão, através do aplicativo.

Se você também quer esses resultados para a sua empresa, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em explicar mais sobre a plataforma da FastBuilt e todas as suas funcionalidades.

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