fbpx

Produtividade na construção civil: como impulsionar na sua empresa?

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) , o setor da construção civil tem apresentado queda na produtividade. Entre 1995 e 2022 foi constatado depreciação de 0,62% ao ano.

O resultado é decorrente de uma pesquisa realizada pela organização sobre o uso de sistemas industrializados. Especialistas da FGV afirmam que eles ajudam a promover maior produtividade no canteiro de obras. 

Mas como é possível impulsionar a produtividade na construção civil? Neste artigo vamos mostrar para você como o uso da tecnologia pode apoiar as construtoras a alavancar eficiência deste segmento. Acompanhe!

 

O que é a produtividade na construção civil?

O termo “produtividade” em si pode ser bastante amplo, mas, resumidamente, se refere à relação entre entrega, qualidade, tempo e recursos. Ou seja, é quando é possível entregar um projeto com a maior qualidade, no menor tempo e com o mínimo de recursos possível.

Quando se fala em recursos, podemos incluir desde a mão de obra necessária até os insumos precisos. Estes são recursos de alto valor, por isso podem gerar prejuízo para as empresas se não forem bem utilizados.

Um erro comum é pensar que produtividade e produção são sinônimos. Mas, apesar de estarem conectados no significado e no nome da palavra, são coisas diferentes. Produção é o resultado da atividade, que pode ser beneficiada por melhores índices de produtividade.

Esta última está mais ligada ao rendimento, tanto de pessoas quanto de meios para concluir um processo produtivo. Para que a construtora tenha melhor noção de como anda a produtividade de sua empresa, é interessante levar em consideração alguns dos indicadores que mostramos a seguir.

 

Indicadores de produtividade na construção civil

Em primeiro lugar, para saber se a construtora tem um bom índice de produtividade ou é necessário melhorar, é preciso saber o que medir. 

Alguns estudos mostram que há seis fatores que impactam para a produtividade na construção civil:

  • Capacitação e treinamento da mão de obra: colaboradores que recebem capacitação constantemente, recebem remuneração adequada e criam vínculos com a empresa tendem a apresentar melhor produtividade;
  • Retrabalho: quando não há necessidade de refazer o trabalho, o desperdício é reduzido e os prazos são atendidos;
  • Matéria-prima: materiais de boa qualidade garantem, consequentemente, menos retrabalho e o controle do estoque permite continuidade ao fluxo de trabalho, levando à produtividade no empreendimento;
  • Layout do canteiro de obras: o espaço de trabalho para circulação de trabalhadores e máquina otimizado garante agilidade e fácil acesso dos materiais à frente de trabalho;
  • Segurança do trabalho: evitar acidentes resguarda tanto o custo humano imensurável quanto prejuízos financeiros e impactos na produção;
  • Planejamento e controle: um bom plano de execução da obra não vai sofrer com desabastecimento ou desperdício de materiais.
 FastBuilt - Produtividade com Tecnologia na Construção Civil
 
Para medir a produtividade nas obras, a construção civil conta com dois indicadores principais. São eles a Razão Unitária de Produção (RUP) e o Consumo Unitário de Materiais (CUM). Entenda mais sobre eles:

 

Razão Unitária de Produção (RUP)

Esta é uma métrica utilizada para medir a produtividade da mão de obra. Sendo assim, ela é utilizada para identificar quantos profissionais são necessários para realizar os trabalhos. 

Basicamente o cálculo é feito relacionado ao número de horas e colaboradores gastos, dividido pela quantidade de serviço realizado. Quanto menor for o resultado, maior a produtividade.

 

Consumo Unitário de Materiais (CUM)

Já este indicador permite quantificar o desperdício de materiais, seja por gasto excessivo, perda ou danos. Aqui é necessário ter um ponto de atenção. Isso porque o acompanhamento do uso dos materiais evita que as perdas aconteçam, mas vai além.

É necessário ter treinamento e conscientização das equipes para  que os colaboradores entendam quais são as consequências causadas pelas perdas e aprendam a usar os recursos de forma mais consciente.

Portanto, esse indicador relaciona a quantidade de insumos utilizados pelo serviço que foi efetivamente realizado.

Nestes casos, dados fornecidos pela funcionalidade de Assistência Técnica e Manutenção Preventiva, desenvolvidas pelas FastBuilt, geram informações valiosas para apoiar nos indicadores. Elas podem retroalimentar a produção, o que leva a economia de recursos.

 

Tecnologia como aliada à produtividade na construção civil

Já não é de hoje que a tecnologia vem impulsionando a eficiência em diversos setores, e não é diferente na construção civil.

Para que haja melhor gestão da produtividade no canteiro de obras, um dos usos da tecnologia é a adesão a plataformas e aplicativos como o da FastBuilt, que fornecem uma maior e melhor comunicação entre construtora, fornecedores e até consumidores finais.

Com a funcionalidade de Canteiro Digital é possível e fácil gerenciar o fluxo da obra do empreendimento mantendo todos os projetos atualizados em um único local, com acesso rápido.

Já com o Acompanhamento de Obras, a construtora permite que o cliente tenha acesso a informações atualizadas sobre o andamento do projeto. Assim, a comunicação fica centralizada, reduzindo volume de atendimentos e proporcionando um relacionamento de transparência e confiança.

Se você se interessou por estas funcionalidades, entre em contato conosco para saber mais!

Outros Conteúdos