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Como a integração de sistemas pode acelerar decisões e reduzir erros nas suas obras

  • Foto do escritor: Thiago Schwaemmle
    Thiago Schwaemmle
  • 20 de ago.
  • 3 min de leitura
Gestor utilizando a FastBuilt

A digitalização já deixou de ser apenas uma tendência e se tornou exigência no setor da construção civil. Mas implantar tecnologias isoladamente, como um ERP ou um CRM, por exemplo, pode não ser a solução ideal. Para garantir resultados reais no seu negócio, é fundamental que diferentes tecnologias possam ser utilizadas de forma integrada, garantindo uma gestão unificada da construtora.


Integrar diferentes sistemas para garantir uma visão macro das ações é um dos grandes desafios das construtoras. Conectar esses sistemas em um fluxo contínuo e confiável de dados é o caminho ideal para acelerar decisões, minimizar erros e aumentar a eficiência no canteiro de obras.


Veja, neste artigo, como a integração de sistemas pode se tornar uma realidade do seu negócio e trazer ganhos às suas obras.



O problema da digitalização isolada

Cada sistema digital enfrenta limitações quando opera de forma isolada. Um ERP pode gerir finanças e compras, um CRM lida com clientes e vendas, o BIM organiza o projeto arquitetônico e estrutural, e a gestão do pós-obra só é eficiente quando o sistema retroalimenta o restante da gestão da construtora. Mas, se essas soluções não trocam informações, surgem:

  • Retrabalho e inconsistência, pois colaboradores precisam recadastrar dados em plataformas diferentes;

  • Riscos legais e de qualidade, por falhas na comunicação ou perda de informações importantes;

  • Tomada de decisão atrasada, dada a necessidade de consolidação manual de dados de várias fontes.


Em outras palavras, digitalizar não basta: é preciso integrar. E isso garante não só a redução de trabalho, mas uma visão sistêmica de tudo o que ocorre na construtora, com relatórios consolidados e dashboards eficientes.



O poder da integração: decisões mais ágeis e assertivas

Quando ERP, CRM, BIM e soluções de gestão do pós-obra, como a plataforma da FastBuilt, “conversam entre si”, toda a cadeia de valor se fortalece. A integração das soluções de gestão, do administrativo ao canteiro de obras, traz ganhos importantes.


Os principais são:

  • Agilidade nas decisões: dados atualizados em tempo real permitem ajustes mais rápidos no cronograma, compras e atendimento.

  • Redução de erros: evitar duplicidade de informações e retrabalhos reduz atrasos, desperdício de material e conflitos entre equipes.

  • Visibilidade e transparência: clientes, equipes e fornecedores acompanham o andamento com clareza, fortalecendo a confiança.

  • Insights estratégicos: dados integrados revelam padrões (reclamações frequentes, falhas recorrentes), que podem guiar melhorias constantes. E estes dados são fundamentais para ajustes estratégicos e organização assertiva de novos orçamentos, parcerias de negócios e aquisições dos insumos mais eficientes.



Como a FastBuilt faz parte deste cenário

A FastBuilt não trabalha com digitalização isolada. Sua plataforma pode ser integrada aos principais sistemas de gestão do mercado, permitindo que funcionalidades distintas conversem entre si e com sistemas existentes das construtoras. Isso proporciona uma integração fluida e segura entre as etapas de obra e o pós-obra.


Com essa conectividade, muitos fluxos de gestão e de troca de dados são automatizados, proporcionando agilidade e eliminando retrabalho, sem perda de informação. A integração com outros sistemas permite que os dados sejam sincronizados com a plataforma da FastBuilt, otimizando a gestão de chamados, vistorias, manutenções e relacionamento com o cliente de forma estratégica e integrada.


Se o objetivo é transformar a operação da sua construtora ou incorporadora com mais agilidade, menos retrabalho, decisões mais rápidas e clientes mais satisfeitos, é crucial promover a integração das tecnologias em um fluxo confiável. Para saber mais sobre este e mais assuntos do setor, continue acompanhando nosso blog!

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