fbpx

Os rumos da construção civil no pós-pandemia

Blog FastBuilt - Os rumos da construção civil no pós-pandemia

No início de 2020 o mundo se viu obrigado a lidar com uma situação sem precedentes no século 21 – a pandemia de Covid-19. Desde então, revoluções globais aconteceram rapidamente e fomos obrigados a mudar processos e rotinas em grande velocidade. Agora, com a situação parcialmente sob controle, o futuro da economia parece ter mudado para sempre. E a construção civil deve acompanhar esta mudança. Quais devem ser os rumos da construção civil no pós pandemia? 

Você acompanha as respostas para este questionamento no artigo que preparamos abaixo.

 

Impactos da pandemia na construção civil

Durante o período complicado e mais crítico da pandemia, a cadeia de produtos, insumos e equipamentos para o setor ficou bastante comprometida. Além disso, o distanciamento social e isolamento devido aos casos da doença provocou atraso nas obras e falta de mão de obra para atuar nos canteiros.

Porém, mesmo com os desafios, os mercados da construção civil e imobiliário conseguiram continuar em alta mesmodurante a pior fase da doença. De acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias  (Abrainc), a venda de novos imóveis residenciais  cresceu 18% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o ano passado. Lançamentos aumentaram 3%. 


Contexto social

construção civil pós-pandemia

Se antes a grande maioria da população passava relativamente pouco tempo em casa, o cenário mudou drasticamente a partir de 2020. A necessidade de isolamento social trouxe a possibilidade de trabalho remoto para muitos segmentos do mercado de trabalho. A tendência se consolidou e hoje muitos escritórios e prédios corporativos estão fechados, com seus colaboradores trabalhando em modelo de home office ou híbrido.

Com as pessoas passando mais tempo em casa, a busca por novas residências acabou aumentando. De acordo com estudos do DataZAP, 4 em cada 10 brasileiros aumentaram a busca por imóveis no Brasil durante o período mais crítico da pandemia. Espaços maiores, com mais conforto e áreas de lazer diferenciadas se tornaram prioridade.

Tendências do pós-pandemia na construção civil

Agora, com o fim extraoficial da pandemia, algumas tendências para o mercado da construção civil podem ser destacadas.

Uma delas, consequência justamente da necessidade de passar mais tempo em casa, é que, no pós-pandemia, os projetos tragam soluções mais práticas para seus moradores. Cômodos pensados para serem usados durante o home office devem ser o “novo normal” dos projetos. 

Além disso, deve aumentar o número de projetos residenciais com áreas comuns para coworking, modelo de trabalho em espaços colaborativos.

No mesmo sentido, muitos processos precisaram ser automatizados, incluindo no canteiro de obras. A possibilidade de relacionamento com o cliente de forma remota tornou os atendimentos mais rápidos e fáceis. Orçamentos são feitos de forma online com a possibilidade de entrega de materiais através de delivery. 

O uso de sistemas de gestão de dados e obras favorece a coleta de informações, o que otimiza a produtividade no canteiro de obras e melhora os resultados.

Uma metodologia de construção que tem se popularizado é o de construção modular e semi-modular. Com as peças fabricadas em linha de montagem padronizada, sendo montados apenas no canteiro de obras, a construção modular favorece a agilidade na entrega das obras. Isto se dá pela desnecessidade de espera para preparação do terreno, sendo possível que as peças sejam construídas antes.

Uso de tecnologia e soluções sustentáveis

construção civil pós-pandemiaA pandemia impulsionou estas duas temáticas, acelerando investimentos em tecnologia e lançando um olhar curioso para ações sustentáveis, trazendo à tona o ESG (Governança ambiental, social e corporativa).

A construção civil tem muito a evoluir na questão tecnológica, mas já existem diversas iniciativas que vem ajudando a melhorar o trabalho nos canteiros de obras. Como exemplos, podemos mencionar a inteligência artificial e inteligência de negócios (business intelligence), que otimizam e automatizam processos, minimizando falhas humanas.

Plataformas e aplicativos para gestão do processo construtivo e do pós obra são uma tendência que vem se consolidando há alguns anos. Acompanhamento de obras, canteiro digital, manual do proprietário digital são algumas soluções que a tecnologia pode proporcionar para o processo construtivo.

A tecnologia pode influenciar também no desenvolvimento de processos mais sustentáveis que aproximem as construtoras de pautas voltadas à redução do uso de materiais mais poluentes. Neste artigo falamos dos impactos das emissões de carbono na construção civil.

Futuro incerto

É inegável que a vida depois da pandemia é praticamente impossível de prever. No mercado da construção civil, diversos fatores têm que ser levados em consideração. Mas sendo um dos principais setores da economia brasileira, a expectativa é de continuidade no crescimento e aumento do desenvolvimento de soluções para impactar todas as etapas do processo de construção de um empreendimento.

Outros Conteúdos