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Grandes problemas geram grandes oportunidades

Como falei em meu artigo anterior aqui, eu vim de um mercado considerado tradicional. Da engenharia para o setor de inovação, minha trajetória profissional foi pautada em uma situação que você também deve vivenciar: os problemas que desafiam os profissionais a entregarem bons resultados. 

Você já parou para pensar em quantos problemas já enfrentou na sua profissão? Em quantas situações desagradáveis com clientes, fornecedores e colegas de trabalho esteve envolvido? É justamente nestes pontos de ruptura na carreira e nos negócios que se encontram as melhores oportunidades de inovação e crescimento. 

Basicamente, somos movidos por problemas. Problemas são desafios, desafios são oportunidades. Já imaginou em que patamar estaríamos se não existissem situações incômodas que nos tirassem da zona de conforto? 

Enquanto engenheiro, percebi gargalos na rotina da construção que me levaram a pensar em soluções de inovação para o segmento. Foi assim e com base em muito estudo e apoio de grandes profissionais que surgiu a FastBuilt. Basicamente, a startup surgiu impulsionada por grandes problemas. 

E é justamente onde se encontram os maiores desafios de um setor é que também se escondem as grandes oportunidades. O nosso desafio enquanto empreendedores e gestores é aprender a olhar para estes problemas de forma diferente. 

Empreender é desafiar o problema 

Quero te convidar a fazer uma reflexão e olhar para os seus problemas diários com um novo olhar. Ninguém gosta de enfrentar gargalos e projetos cheios de pontos ruins, mas se você analisar a fundo, são estas situações que nos fazem evoluir: 

– Continuaríamos dependendo do táxi se as situações negativas desse serviço não tivessem impulsionado a criação dos apps de transporte; 

– Pagaríamos ainda taxas de manutenção de cartão de crédito e dependeríamos da boa vontade de grandes bancos se as fintechs não tivessem surgido para validar um novo modelo de gestão financeira baseada na resolução dos problemas do setor; 

– A relação da sua construtora com o cliente ainda seria baseada em diversos documentos impressos, ligações e falta de uma comunicação eficiente se startups como a FastBuilt não tivessem enxergado oportunidades nos problemas cotidianos. 

Já diz o ditado: mar calmo não faz bom marinheiro. Negócios bem resolvidos também não evoluem. É no cerne do problema que mora a oportunidade. Basta um olhar atento e menos complacente com a acomodação para que novas soluções cheguem à nossa rotina. 

Quais serão as soluções que irão surgir baseadas no seu problema? Já parou para pensar que você pode mudar o mercado também? 

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